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Como fazer marketing da forma correta

Como fazer marketing da forma correta

Marketing é fazer propaganda, fazer material de publicidade e distribuir isso por todo o canto e chamar a atenção do talvez clientes, do talvez tenha interesse em nossos produtos e serviços.

NÃO. Isso não é marketing, o marketing vai muito além de fazer e distribuir materiais impressos ou digitais. Marketing é um conjunto de técnicas e ações elaboradas por uma extensa pesquisa para definir o que o cliente quer e criar produtos e serviços para este cliente.

Pra inicio de projeto de marketing é necessário fazer uma pesquisa de mercado, esta pesquisa geralmente deve ser feita com a diretoria da empresa para definir o objetivo, onde e quando queremos chegar.

A grande maioria dos empresários não se preocupa em fazer uma análise da concorrência, não avalia os pontos fortes e fracos da empresa, não define onde e como investir os seus esforços. E quando percebe que está fazendo algo errado já é tarde, já gastou dinheiro desnecessário em áreas que não estão lhe dando retorno financeiro.

Para criar uma campanha de marketing bem sucedida é fundamental fazer o processo todo e em ordem crescente, criei uma lista com os detalhes do processo de planejamento de marketing.

1 – Cenário:

  • Com origem militar a análise de cenário vem sendo muito utilizada por consultorias para fundamentar em teoria a real situação da empresa. Utiliza-se geralmente o SWOT ou FOFA em português (Forças, Oportunidades, Fraquesas, Ameaças)
    • Aspectos
    • Impactos
    • Ações de Combate

2 – Metas

  • Definir metas claras e possíveis de atingir é outro fator muito importante para a empresa. Outro detalhe importante é tornar essas metas conhecidas pela equipe de trabalho, todos dentro da empresa devem saber onde e quando pretende chegar.
    • Indicador
    • Meta
    • Principais Ações

3 – Mercado de Atuação

  • Seu negócio está de acordo com a economia atual? você está em um ramo que poderá ser extinto em poucos anos? se a sua atividade atual está seguindo o caminho correto e tem bem definido o futuro da empresa será muito mais fácil projetar e criar novas oportunidades futuras.
    • Oportunidades
    • Ações de Aproveitamento

4 – Definição do Negócio

  • Você sabe o que sua empresa faz? não venha dizer que faz panela. Isso é o produto que ela faz. Para um bom planejamento de marketing todos dentro da empresa precisam saber qual é o negócio da empresa. Qual é a visão de futuro, quais são os valores que a empresa prega, qual é a política de qualidade, quais são as diretrizes, o principal qual é a missão da empresa, por que ela foi criada qual é o objetivo do negócio.
    • Negócio
    • Visão de Futuro
    • Valores
    • Política de Qualidade
    • Mandamentos
    • Diretrizes
    • Missão

5 – Pontos Fortes e Pontos a Melhorar

  • Empresa que está antenada na atualidade e tem um planejamento de marketing bem definido não tem pontos fracos tem pontos a melhorar. E como melhor o que nem se sabe se é um ponto a melhor ou é um ponto forte e está camuflado. Meu açougue não vende mais porque abriu um grande hipermercado em frente! Isso é um ponto forte ou fraco? é um ponto forte, mas como é um ponto forte se eles vendem mais barato. Veja bem eles vendem mais barato, mas a carne não é in natura, e agora aumentou consideravelmente o movimento em frente ao seu açougue.  

6 –  Quem é o Seu Público

  • Você sabe quem é o seu público? quem é o cliente que dá lucro para a sua empresa? nem todo o cliente que compra o seu produto dá lucro para o seu negócio, faça uma análise dos seus produtos e a margem de lucro obtida em cada um, agora faça outra análise com o custo de venda e subtrai o lucro real para descobrir qual é o produto que realmente te dá lucro.
  • Após feita esta análise descubra o perfil do cliente que consome este produto e crie companhas objetivas para atender as necessidades deste cliente em específico.

Agora que você já tem o seu planejamento em mão é hora de começar a vender. Venda da forma correta e para o cliente que precisa do seu produto, não perca tempo com o cliente que não lhe dá lucro.



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