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Como vender qualquer coisa utilizando o Marketing Digital?

Como vender qualquer coisa utilizando o Marketing Digital?

Muito se fala em marketing digital, mas você sabe como vender qualquer coisa utilizando o marketing digital da forma correta? Quem nunca fez um anúncio nos grupos do Facebook para tentar vender algum item que não usa mais? Ou quem tem mais de 25 anos, deve se lembrar dos sites de classificados que eram febre há uns 6 anos atrás.

Hoje, vamos te ensinar como vender qualquer coisa utilizando o marketing digital através de vários canais. Acompanhe!

Como vender qualquer coisa utilizando o marketing digital?

FACEBOOK

Atualmente, a febre são os grupos de Facebook. Nestes grupos é possível vender qualquer coisa. Mas para quem tem uma empresa e precisa vender os seus produtos e serviços, oferecer em grupos de Facebook é bom? O Facebook fez uma mudança significativa no seu código há poucos meses atrás justamente para “condenar” empresas e empresários a pagar por um anúncio.

O que isso significa? O Zuckerberg está preocupado com o congestionamento de publicações de empresas e influenciadores que utilizam a rede para disseminar o seu conteúdo que, na maioria das vezes, não era interessante para o usuário. Após esta mudança percebe-se que as publicações orgânicas estão atingindo menos de 10% dos seguidores do perfil das empresas.

Por outro lado, fazendo uma publicação paga no Facebook, por exemplo, o empresário consegue direcionar a publicação para um público muito específico. Pode inclusive escolher a faixa etária do público, o sexo, a renda familiar e os principais interesses do público. Portanto, podemos dizer que um anúncio pago é uma das formas de vender qualquer coisa utilizando o marketing digital.

BLOG

Se o seu produto ou serviço é algo que está em alta, com muita gente procurando, mas sua marca é pouco conhecida, o blog é uma ótima forma de vender qualquer coisa utilizando o marketing digital. O blog pode ser usado como uma ferramenta de venda indireta, ou seja, no blog você pode ensinar as pessoas a usar o seu produto, dar dicas para aumentar a durabilidade, dicas de aplicação, ensinar como comprar, como pagar, pode escrever
sobre qualquer coisa.

A primeira coisa antes de fazer um blog e começar a criar conteúdo, é fazer um planejamento para definir o objetivo do blog. O que você pretende com o blog? Como pretende guardar os dados dos interessados pelo produto ou serviço?

E-MAIL MARKETING

Outra forma de utilizar o marketing digital para vender qualquer coisa é o e-mail marketing. Este é um serviço que funciona muito bem para B2B (business to business, ou empresa para empresa em português). Já quando seu objetivo é B2C (business to consumer, vender diretamente para o
consumidor final) deve ser feito um planejamento um pouco diferente, pois a grande maioria das pessoas não abre o e-mail.

Uma boa chamada para o e-mail marketing é ter um conteúdo muito bom no blog e uma Landing Page para captura de e-mail de pessoas interessadas em seu produto. Desta forma, o cliente solicita receber mais informações. Estatísticas mostram que e-mail com link para acessar um site, uma loja virtual ou um blog tem maior interação com o usuário. E botões para acessar rede social tem grande chance de sucesso com o leitor do e-mail marketing.

MERCADO LIVRE

O Mercado Livre serve tanto para empresas como pessoas físicas, e é possível vender qualquer coisa, com um pequeno porém. Seu anúncio só aparece se você pagar para o Mercado Livre por um anúncio em destaque, caso contrário ficará no final da lista e terá bem poucas visualizações.

Criar um anúncio no Mercado Livre e compartilhar o link nas redes sociais é uma boa pedida, o porém neste caso é: por que pagar comissão para o Mercado Livre vender o seu produto se você mesmo tem que fazer a divulgação?

Outro detalhe que o Mercado Livre tem e particularmente não agrada em nada é a restrição de dados dos interessados. Ok, você faz a venda e pega os dados do cliente, mas e os clientes que acessão o seu anúncio? Você não tem acesso a esses dados. Como fazer um trabalho de Marketing Digital para esse público?

LOJA VIRTUAL

Apesar de haver milhões de usuários no Facebook e no Mercado Livre, a nossa dica de ouro para vender qualquer coisa utilizando o marketing digital é: tenha sua própria loja virtual para vender os seus produtos. Utilizar as redes sociais é sempre bom, mas ao mesmo tempo é um risco. Os seguidores que você tem no Facebook não são seus. E se, porventura, vem uma grande empresa e compra o Facebook e o fecha, como ocorreu com o Orkut, como você irá vender seus produtos?

Criar uma loja virtual própria não é tão caro e o serviço é praticamente o mesmo de fazer um anúncio no Mercado Livre ou Facebook, sendo que o resultado certamente será mais satisfatório e mais garantido. O valor de comissão que você pagaria para o Mercado Livre gerenciar a transação de compra e venda cobre tranquilamente os custos de uma loja virtual. O valor gasto em publicidade no Facebook ou no Google não será muito diferente.

Aplicando essas dicas para vender qualquer coisa utilizando o marketing digital, você já terá um resultado muito melhor.



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