Um blog criado de pessoas para pessoas

Entenda os perigos de comprar um e-commerce pronto

Entenda os perigos de comprar um e-commerce pronto

Se você está pensando em levar o seu negócio para o ambiente digital, é possível que já tenha cogitado a hipótese de comprar uma loja virtual que já está pronta. Não é difícil encontrar alguém vendendo domínios de e-commerce.

Porém, é preciso muito cuidado, pois existe uma série de fatores a serem levados em consideração antes de comprar um domínio, principalmente de um e-commerce.

Hoje, vamos te mostrar quais são os perigos de comprar um e-commerce pronto, e você vai entender por que essa prática não é recomendada.

 

Os perigos de comprar um e-commerce pronto ao invés de começar do zero 

 

Domínio 

A primeira questão a ser levada em consideração é referente ao domínio em si. É muito comum uma pessoa estar vendendo um domínio por não estar conseguindo ter o resultado esperado.

O que deve ser investigado aqui é o estado em que o domínio se encontra. Se este domínio estiver penalizado, por exemplo, não será possível aparecer nos resultados de buscas e todo o trabalho de SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização para Mecanismos de Busca) será em vão.

Além disso, é preciso prestar atenção na relevância do domínio. Um domínio fraco, bombardeado por links de baixa relevância e com excesso de links no-follow (aqueles que não passam relevância para o site) é um dos perigos de comprar um e-commerce pronto.

 

Excesso de dados 

Outro perigo de comprar um e-commerce pronto é que haja excesso de dados no domínio. Isso pode ocorrer por um longo período de atividade não regulada, com diversos uploads, posts, páginas e conteúdo em geral sendo colocado mensalmente no site.

Da mesma forma, quando algo é removido, é necessário remover tudo o que não for mais utilizado e que estiver relacionado, ou haverão dados soltos que não servem para nada, “flutuando” no meio do site.

Isso só deixa o carregamento das páginas mais lento, podendo inclusive ocasionar erros. Além disso, é difícil encontrar e remover esses dados posteriormente. Esse é mais um motivo pelo qual é melhor iniciar uma loja virtual do zero.

 

Estrutura do site 

Na maioria das vezes, a estrutura do site não é o que se espera. À primeira vista, pode parecer bom, mas à medida que você vai modificando e navegando pelo e-commerce, percebe diversas falhas em sua estrutura.

Esse é um ponto que pode ou não acontecer, mas definitivamente, é um dos perigos de comprar um e-commerce pronto e deve ser verificado.

Uma estrutura malfeita dificulta a mais simples das atividades, como encontrar um produto ou cadastrar um novo, entrar em contato, encontrar uma página no menu, dentre outras coisas.

 

Plataforma do site 

Quem já trabalha com e-commerce sabe quais sãos as melhores plataformas do mercado para desenvolver um site. Porém, quem está comprando um e-commerce pronto pode não possuir esse conhecimento ainda.

Nessas horas, é fácil acabar comprando um site construído em uma plataforma não recomendada. Se você não escolher bem a plataforma do seu site, pode perder uma série de recursos que somente as melhores plataformas oferecem.

Isso significa que seu e-commerce ficará limitado, de forma que pouca personalização será possível. Muitas vezes, não é possível adicionar funções úteis que facilitam a vida tanto do usuário quanto dos administradores do site.

Ter um site montado em cima de uma plataforma genérica é um dos perigos de comprar um e-commerce pronto.

 

Erros no código 

Falamos sobre o excesso de dados e o quão incômodo pode ser isso, agora vamos falar sobre os erros de script em si. Quando um site possui erros no código, é comum acessarmos páginas que não existem, botões que não fazem nada, elementos fora do lugar ou até mesmo links que não funcionam.

Esses erros acabam se acumulando pela falta de manutenção e podem gerar muita dor de cabeça no novo dono do site. Na maioria das vezes, são erros difíceis de serem encontrados no meio do código e levam tempo para serem consertados.

Dependendo do erro, é necessário mudar uma série de outros fatores para finalmente poder consertar o que estava aparentemente fora do lugar. Os erros no código são um dos principais perigos de comprar um e-commerce pronto.

Infelizmente, não há como descobrir esses erros a menos que você esbarre neles durante a navegação, e a maioria dos compradores não vai navegar pelo site completo antes de realizar a compra.

 

Links quebrados 

Os links quebrados entram em seguida, logo após os erros no código. Na verdade, links quebrados podem ser advindos de erros no código. Quando você acessa um link e cai em uma página que diz que o conteúdo não pode ser exibido ou que o navegador não encontrou a página em questão, o link está quebrado.

Novamente, só é possível descobrir a existência desses links uma vez que você os encontra e os testa. Mais um dos perigos de comprar um e-commerce pronto e que pode dar muito trabalho se você quiser consertar todos os links.

E se você comprar um e-commerce com links quebrados (que quase sempre existem aos montes), é melhor os encontrar e os consertar antes que o seu usuário os encontre por você.

 

Hospedagem 

Tecnicamente, você pode mudar de hospedagem a qualquer momento. Porém, se você está comprando um site pronto, quer que tudo esteja funcionando quando assumir. Ou seja, você não quer ter o trabalho de fazer nada além de colocar login e senha para começar a editar.

Quando você compra um e-commerce, ele pode estar hospedado em uma infinidade de servidores ao redor do mundo. Fatores como a localidade, o volume de dados, contas de e-mail, espaço disponível, bem como a tecnologia utilizada pelo serviço podem ser determinantes para você ter um bom e-commerce.

A melhor maneira de evitar esse perigo de comprar um e-commerce pronto, é iniciando um do zero e hospedando em um servidor adequado e de confiança.

Por este e por todos os motivos que citamos acima, é muito melhor desenvolver o seu e-commerce a partir do zero. Pense bem ates de comprar um site que pode apresentar todos esses empecilhos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *